Ação 1 - Definição de tipologias de adequabilidade para a pesca recreativa
![]() |
|
Identificação de tipologias abióticas
O projeto GAMEFISH desenvolvido na região do Alentejo inclui massas de água da região hidrográfica do Tejo (RH5), do Sado/Mira (RH6) e do Guadiana (RH7).
A partir da informação disponível em várias fontes e plataformas digitais contabilizaram-se, no total, 2902 massas de água lênticas artificiais (i.e., albufeiras e açudes). Destas, 1113 localizam-se na Região Hidrográfica (RH) do Tejo, 837 na RH do Sado e do Mira e 943 na RH do Guadiana. Do total, 264 massas de água lênticas foram caracterizadas como sendo de pequena-média dimensão. Para cada uma das massas de água lênticas de pequena-média dimensão obteve-se um conjunto de informações sobre as características ambientais e hidromorfológicas.
A análise deste conjunto de variáveis permitiu identificar um total de 4 tipologias de albufeiras de pequena-média dimensão, ao longo da região alentejana).

Caracterização das comunidades piscícolas
Do conjunto de albufeiras de pequena e média dimensão caracterizadas, foram escolhidas 30 representativas das tipologias identificadas. Nestas albufeiras realizou-se a caracterização da composição dos respetivos agrupamentos piscícolas através da utilização de diferentes metodologias complementares, nomeadamente, através do uso de redes de emalhar multi-panos (40 m de comprimento x 3 m de altura), redinha (utilizada em casos cuja profundidade da albufeira era inferior a 3 m) e pesca elétrica.
![]() | ![]() | ![]() |
No conjunto de albufeiras amostradas no âmbito da Ação 1 do projeto GAMEFISH, registaram-se 14 espécies piscícolas, das quais nove foram introduzidas no nosso país. As espécies mais abundantes nestas amostragens foram a carpa (Cyprinus carpio L.), o pimpão (Carassius auratus L.), o achigã (Micropterus salmoides Lacépède, 1802), o barbo-comum (Luciobarbus bocagei Steindachner, 1864), a perca-sol (Lepomis gibbosus L.), o lucioperca (Sander lucioperca L.), o chanchito (Australoheros facetus Jenyns, 1842), o ablete (Alburnus alburnos L.) e o verdemã (Cobitis paludica, de Buen, 1930).