Ação 2 - Identificação de indicadores ambientais de fenómenos de mortalidade massiva

Nas albufeiras da região alentejana, habitualmente durante o Verão, ocorre um aumento da eutrofização e da produtividade primária que, em conjunto com a baixa concentração de oxigénio e a redução do volume de água, contribuem para um aumento da probabilidade de mortalidade piscícola em massa, depauperando um recurso valioso para a pesca recreativa.

Tendo em conta este cenário, com a Ação 2 do projeto GAMEFISH, estão a efetuar-se amostragens periódicas de ictiofauna e a caracterização de parâmetros de qualidade da água em várias albufeiras-alvo ao longo de um ano. Os principais objetivos são avaliar: (i) quais as espécies de peixes e os respetivos valores limite de produção que mais contribuem para o aumento acentuado da biomassa; (ii) quais as variáveis ambientais mais relacionadas com o aumento acentuado da biomassa piscícola e que, consequentemente, serão os melhores indicadores de eventuais fenómenos de mortalidade massiva de peixes. Pretende-se que os resultados obtidos venham a contribuir para a definição de um protocolo de monitorização, a ser aplicado pelos gestores das albufeiras, que preveja atempadamente e impeça a ocorrência destes fenómenos.

Esta ação teve início em maio de 2017, com a realização das primeiras amostragens de ictiofauna e registo de parâmetros ambientais em cinco albufeiras-alvo, nomeadamente Penedrão (no concelho de Ferreira do Alentejo), Serpa (Serpa), Tourega (Évora), Divor (Arraiolos) e Póvoa-Meadas (Castelo de Vide).

O trabalho desenvolvido, e realizado com uma periodicidade mensal até outubro de 2017 e bimensal de outubro de 2017 a abril de 2018, inclui a amostragem de fauna piscícola com recurso de redes de emalhar multi-panos e pesca elétrica, e o registo e/ou recolha de amostras para determinação de vários parâmetros ambientais.

acao2_recolha redeacao2_pesca elétrica
Amostragens de fauna piscícola com redes de emalhar e pesca elétrica.

O registo de parâmetros ambientais nas albufeiras selecionadas fez-se por meio de sondas equipadas com sensores de oxigénio dissolvido e de temperatura, que após colocadas registam estes parâmetros de forma contínua. Em cada uma das amostragens mediram-se parâmetros físico-químicos (e.g. profundidade do Disco de Secchi; condutividade; pH; etc.) e recolheram-se amostras para análise em laboratório de parâmetros químicos e biológicos de qualidade da água (e.g. clorofila a; fósforo, azoto, microalgas, etc.).

acao2_sondasacao2_discosechi
acao2_acao2_recolhaagua
Fotografias ilustrativas dos procedimentos de registo de parâmetros ambientais nas albufeiras selecionadas: a) sondas para registo contínuo de temperatura e oxigénio dissolvido; b) leitura da zona fótica com Disco de Secchi; c) amostras de água para análise laboratorial.