Ação 3 - Padrões de utilização e residência das espécies piscícolas em resposta ao melhoramento artificial do habitat
Na terceira ação do projeto GAMEFISH serão testados protótipos de Dispositivos de Agregação Piscícola (DAP) e será avaliado o seu potencial de melhoramento do habitat para a fauna piscícola em geral, utilizando como espécie-alvo o achigã. Futuramente, pretende-se que os DAP sejam utilizados pelos proprietários das albufeiras, ou entidades gestoras, para valorizarem estes corpos de água promovendo o desenvolvimento dos chamados “espécimes-troféu”, ou seja, peixes de grandes dimensões e mais interessantes para os pescadores, e consequentemente para o desenvolvimento das atividades relacionadas com a pesca recreativa.

Os vários protótipos DAP a ser desenvolvidos serão colocados em locais distintos ao longo da albufeira selecionada de forma a serem devidamente testados. A monitorização da utilização que a comunidade piscícola realizará em resposta à presença e distribuição das diferentes tipologias de DAP, será efetuada com recurso a dois métodos distintos:
i) determinação da abundância piscícola em torno dos DAP através de pesca experimental com redes multi-panos e pesca elétrica, metodologias de amostragem já descritas na ação 1;
ii) será também avaliado o comportamento de fina escala do achigã através de um método de biotelemetria composto por um sistema automático de posicionamento tridimensional. Este sistema acústico é constituído por uma rede de recetores fixos, marcas de referência e um grupo de peixes marcados com transmissores acústicos. O sistema regista a localização dos indivíduos marcados de forma contínua ao longo do tempo e com uma elevada precisão espacial. Esta abordagem metodológica será direcionada para uma espécie em particular, o achigã, que conjuga um elevado interesse para a pesca recreativa e o potencial de atingir dimensões elevadas é compatível com a implantação de transmissores acústicos de biotelemetria.

Com a realização desta ação piloto pretende-se: (i) identificar o modelo de DAP preferido pelas diferentes espécies de peixes; (ii) identificar as espécies mais beneficiadas pelo melhoramento do habitat; e (iii) avaliar o comportamento de determinadas espécies piscícolas na proximidade dos DAP.
Os trabalhos desta ação foram iniciados em abril de 2018, com o levantamento batimétrico da albufeira-alvo, a albufeira das Nascentes localizada no concelho do Crato, que irá permitir otimizar o funcionamento do sistema de biotelemetria acústica que se prevê utilizar e a seleção dos locais para instalação dos DAP.
A albufeira das Nascentes é uma concessão de pesca privada, gerida pelo Município do Crato e pelo Clube Amadores Caça e Pesca do Crato, o que permite, para além da monitorização efetuada pela Universidade de Évora / MARE, um acompanhamento permanente desta ação por parte dos pescadores recreativos que frequentam a albufeira.
![]() | ![]() | ![]() |