Ação 5 - Desenvolvimento de um plano de gestão para albufeiras mediterrânicas

O desenvolvimento de planos de gestão para albufeiras que incluam medidas adequadas ao aumento sustentável da produção piscícola, à redução da probabilidade de ocorrência de fenómenos de mortalidade piscícola massiva e à integração de espécies exóticas nos programas de gestão pesqueira, é essencial para promover o interesse e o investimento para a pesca recreativa e, consequentemente, aumentar os lucros gerados por esta atividade.

Neste sentido, o principal objetivo desta ação está relacionado com a integração dos resultados obtidos anteriormente num único plano de gestão especialmente dirigido às albufeiras da região alentejana promovendo a prática de pesca recreativa.

Para além dos principais resultados do projeto GAMEFISH, o plano de gestão a desenvolver irá ter em consideração as opiniões e preocupações dos principais interessados no sucesso desta operação. Como tal, desde o início do projeto, foi desenvolvido e aplicado um inquérito aos pescadores lúdicos e desportivos a desenvolver a sua atividade no Alentejo, cujo formulário online pode ser acedido aqui.

A informação obtida irá permitir caracterizar o impacto cultural e socioeconómico da pesca recreativa no Alentejo, permitindo a elaboração de um plano de gestão adequado à região, enquadrando, na medida do possível, as manifestações dos pescadores lúdicos.